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Curso Básico Pediátrico

Avaliação e tratamento de crianças com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras

Esse é um curso de aprimoramento em Neuropediatria que tem como principal objetivo proporcionar aos profissionais da área da reabilitação, atuantes no campo da neuropediatria, o conteúdo teórico-prático para aprender a avaliar, planejar e tratar pacientes com paralisia cerebral e outras desordens neuromotoras, baseado no Conceito Neuroevolutivo - Bobath.

O Conceito Neuroevolutivo é uma abordagem terapêutica e de reabilitação que prioriza a resolução de problemas para avaliação e tratamento de indivíduos com distúrbio de controle postural, movimento e função causado por uma lesão no SNC. O conceito foi baseado no trabalho de Bertha e Karel Bobath, o qual se iniciou e se desenvolveu a partir de experiências clínicas e foi baseado em modelos de controle motor e neurociência disponíveis na época (1943). Este conceito tem evoluído desde seu início acompanhando o desenvolvimento da neurociência e das ciências do movimento (desenvolvimento, aprendizagem e controle motor) e as teorias atuais de plasticidade do SN fornecendo embasamento teórico para o modelo de prática clinica atual.

METODOLOGIA
O conteúdo será desenvolvido através de aulas teóricas, laboratórios de movimento entre os alunos, demonstrações realizadas pelas instrutoras, apresentação e discussão de filmes feitos durante a prática, entre os alunos assim como o atendimento, pelos participantes, de crianças com disfunção neuromotora, entre 18 meses até 14 anos de idade.

PÚBLICO ALVO
Destinado a Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais e Fonoaudiólogos. Os participantes devem ter graduação completa e inscrição no conselho respectivo.

OBJETIVOS ESPECIFICOS DO CURSO

  • Conhecer e compreender a história e as atualidades do Conceito Bobath;
  • Estar apto a integrar os princípios da Classificação Internacional de Função, Incapacidade e Saúde (CIF) na avaliação, planejamento e tratamento de pacientes com disfunção neuromotora;
  • Aprofundar os conhecimentos do desenvolvimento motor típico e compará-lo com o desenvolvimento atípico da criança com disfunção neuromotora;
  • Atualizar os conhecimentos sobre definição e classificação de Paralisia Cerebral;
  • Analisar e facilitar o controle postural e de movimento eficientes na preparação e durante a atividade funcional;
  • Observar e analisar distúrbios de movimento e função e como influenciá-los através das estratégias de intervenção;
  • Utilizar os princípios de controle motor, aprendizado motor, plasticidade neural e plasticidade muscular na sua estratégia de tratamento, e aplicar princípios teóricos de tratamento individualizado a cada criança dentro do seu ambiente;
  • Entender a relação entre avaliação e tratamento, e complementar o processo com o uso do raciocínio clínico;
  • Desenvolver técnicas de manuseio efetivas, e incorporá-las ao ambiente apropriado, para recuperar a função;
  • Mensurar o resultado obtido para reforçar a prática baseada em evidência;
  • Continuar aprendendo através de leitura crítica, auto-avaliação e discussão com outros.

TÓPICOS A SEREM DESENVOLVIDOS

  • Introdução ao Conceito Neuroevolutivo Bobath incluindo:
    • História e atualidades;
    • Filosofia,teoria e princípios;
    • Terminologia atual.
  • Definição e classificação de paralisia cerebral;
  • Desenvolvimento sensório-motor típico e atípico de 0 a 36 meses;
  • Desenvolvimento biomecânico e cinesiológico do bebê de 0 a 12 meses;
  • Avaliação e planejamento de tratamento:
    • Modelo de aplicação prática baseado na CIF (deficiências globais, primárias e secundárias nos sistemas corporais; capacidades funcionais e atividades limitadas, participação e as restrições).
    • Aplicação de ferramentas de mensuração de resultados.
  • Demonstrações de avaliação e tratamento de pacientes pelos instrutores;
  • Laboratórios de: Movimento típico, facilitação de movimento, análise de atividades funcionais e manuseios entre os alunos;
  • Neurologia/Neurofisiologia aplicada ao Conceito Bobath;
  • Aspectos Ortopédicos importantes na Paralisia Cerebral;
  • Órteses de membros inferiores – tipos, indicação e contra indicações e cuidados;
  • Equipamentos e outros recursos terapêuticos: indicação e contra indicação;
  • Orientação para pais e/ou cuidadores;
  • Atendimento de pacientes pelos alunos durante todo o curso;
  • Semana de Terapia ocupacional;
  • Semana de Fonoaudiologia;

CARGA HORÁRIA:
285 horas aula

Conheça o CERN

O CERN, iniciou suas atividades em 1989 e desde então vem desenvolvendo atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional na área de reabiltação, através de cursos de atualização, seminários e simpósios ministrados por profissionais de renome nacional e internacional.

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