• QUEM SOMOS

Centro de Estudos em Neuroreabilitação

O CERN iniciou suas atividades em 1989 e desde então vem desenvolvendo atividades de capacitação e aperfeiçoamento profissional na área de reabilitação, através de cursos de atualização, seminários e simpósios ministrados por profissionais de renome nacional e internacional.

Nossas Sedes

Rio de Janeiro/RJ
Rua Jardim Botânico, 295 – 2º andar – Jd. Botânico

Florianópolis/SC
Rua General Liberato Bittencourt, 1475 – Sala 514 e 515

EQUIPE DO CERN

Maria Terezinha
Fisioterapeuta

Patricia Pellon
Fisioterapeuta

Ana Paula
Administrativo

Joana Paula
Serviço Gerais

Professores do CERN

Audrey Yasukawa

Terapeuta Ocupacional, instrutora certificada de Kinesiotaping
Atualmente chefe do departamento de TO do La Rabida Children´s Hospital in Chicago.

Audrey serviu como pesquisadora no Rehabilitation Institute of Chicago (RIC) por 8 anos. Enquanto trabalhou neste local (RIC) foi assistente da clínica de botox de extremidade superior, chefiou vários projetos de pesquisa em pediatria, e publicou diversos artigos e pesquisas sobre taping e órteses.

Tem formação no Conceito neuroevolutivo-Bobath infantil e adulto. Tem mais de 25 anos de experiência em órteses de membro superior e também no tratamento de pacientes adultos e crianças com disfunções neurológicas. Tem publicado vários artigos sobre o uso do kinesiotape em crianças. Audrey já ministrou cursos sobre órteses de membro superior, manejo com espasticidade, fundamentos e técnicas de kinesiotaping direcionado para adultos e para crianças.

Cláudia Alcântara de Torre

Fisioterapeuta da Equipe de Reabilitação especializada- São Paulo.
Diretora Clínica do Centro de Apoio Terapêutico – Santos e Diretora de Metodologia e Capacitação da Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral de Santos.

Tem experiência na áreas de Fisioterapia atuando principalmente com Paralisia Cerebral, Síndromes, Conceito Bobath, Reeducação Postural Global, Educação Condutiva Petö com experiência teórico-prática na Inglaterra e Estados Unidos. É instrutora autorizada do Tratamento Neuroevolutivo- Conceito Bobath desde 2007. é mestranda no curso de pós-graduação em Fisioterapia pela UFSCAR(Universidade Federal de São Carlos.

Diane Fritts Ryan

Terapia Ocupacional pela Universidade de Illinois.
Sua experiência profissional inclui a avaliação e tratamento de bebês, crianças e adultos jovens com distúrbios neurológicos, bem como atrasos no desenvolvimento.

Diane trabalha em um ambulatório que oferece uma abordagem multidisciplinar para o tratamento pediátrico incluindo: OT, PT, ST, Tecnologia, Nutrição e serviços Médicos. Diane ministra o módulo de TO do curso básico Pediátrico baseado no Conceito Bobath, Curso Avançado de bebê e Avançado Extremidade superior, bem como outros cursos de curta duração relacionados com Extremidade superior e tratamento mão. Ela tem formação em Kinesiotaping, NMES, TES e Avaliação AHA. Diane tem várias publicações nos Boletim da NDTA, bem como capítulos de livros em co-autoria sobre a avaliação e tratamento de crianças com problemas neurológicos.

Rona Alexander

PhD, CCC-SLP, BCS-S, C / NDT, Fonoaudióloga / USA

Especializada na avaliação e tratamento das funções de motricidades oral, alimentação/deglutição e das funções respiratórias/fonatórias em bebês e crianças com disfunções dos sistemas neuromusculares e músculo-esqueléticos. Ela trabalha em consultório particular; presta serviços de consultoria; e ministra workshops e cursos sobre avaliação e tratamento motor oral, sensorial oral, alimentação/ deglutição, e desenvolvimento da coordenação respiratória. Dra. Alexander é Instrutora Sênior do Conceito Bobath, ensina em cursos básicos e avançados pediátricos no EEUU e em outros países é co-autora do livro Desenvolvimento Normal das Habilidades e Funções Motoras: O Primeiro Ano de Vida entre outros.

Sarah Monteiro dos Anjos

Terapia Ocupacional pela Universidade de Illinois.

Sua experiência profissional inclui a avaliação e tratamento de bebês, crianças e adultos jovens com distúrbios neurológicos, bem como atrasos no desenvolvimento.

Gay L. Girolami

Fisioterapia pela Universidade de Marquette, Master of Science pela University of North Carolina em Chapel Hill.
Doutorado em Ciências do Movimento pela Universidade de Illinois em Chicago.

Sua experiência profissional inclui fisioterapia para lactentes e crianças com paralisia cerebral. Gay, ministra palestras e cursos de educação continuada nos EUA, Europa e América do Sul, em temas relacionados com a avaliação e tratamento de bebês e crianças com distúrbios neurológicos, fortalecimento muscular para crianças com paralisia cerebral e também curso em controle postural e equilíbrio. É uma co- autora do Test of Infant Motor Performance (TIMP) e é autora e revisora de muitos artigos publicados em revistas da área. Ela também escreveu uma série de capítulos de livros sobre a avaliação e tratamento de crianças com distúrbios neurológicos.

Isabella de Souza Menezes

Terapeuta Ocupacional, instrutora certificada de Kinesiotaping é atualmente chefe do departamento de TO do La Rabida Children´s Hospital in Chicago.

Tem formação no Conceito neuroevolutivo-Bobath infantil e adulto. Tem mais de 25 anos de experiência em órteses de membro superior e também no tratamento de pacientes adultos e crianças com disfunções neurológicas. Tem publicado vários artigos sobre o uso do kinesiotape em crianças. Audrey já ministrou cursos sobre órteses de membro superior, manejo com espasticidade, fundamentos e técnicas de kinesiotaping direcionado para adultos e para crianças.

Jaqueline Abrantes Pêgo

Fonoaudióloga formada pela Universidade Católica de Petrópolis (1983); Mestre pela Pontificía Universidade Católica de São Paulo (2005).

Instrutora do curso Básico Neuroevolutivo – “Conceito Bobath”, licenciada pela ABRADIMENE (2012); Especialista em Motricidade Oral, no-1582/01, Conselho Federal Fonoaudiologia (2001). Tem experiência na clínica hospitalar, na coordenação, implantação e no tratamento dos bebês de alto risco e crianças , o que inclui o trabalho do fonoaudiologo junto a equipe interdisciplinar, a mãe e o bebê/criança que apresenta problemas na função oral de alimentação. Na clínica em consultório particular, sua experiência se destaca na aplicação do Conceito Neuroevolutivo no tratamento dos bebês e crianças com disfunção neuromotora e/ou atraso no desenvolvimento: terapia da fala, da linguagem e da alimentação.

Maristella Gnecco Proença

Fonoaudióloga, formada pela PUC-SP em 1970. Formação no Conceito Neuroevolutivo – Bobath, básico – 1975 (Sônia Gusman) e 1994 (Monika Müller), baby – 1989 (Edda de Castilho). Formação como instrutora, orientada pela fonoaudióloga Rina Van Der Walt, durante os anos 1993 e 1994.

Certificação e qualificação como Instrutora (Oficialização) em cursos Básicos, pela fonoaudióloga Helen Muller, 1994. Certificação e qualificação como Instrutora (Oficialização) em cursos de Bebês, pela fisioterapeuta Mary B. Quinton, 1994. Especialista em Motricidade Oral, no. 1590/01, Conselho Federal de Fonoaudiologia, 2001.

Cursos Avançados no Tratamento Neuroevolutivo Bobath com: Rina Van Der Walt (1993, 1994, 1996, 1997 e 2000), Helen Muller (1994), Gay L. Girolami (1995 e 2005), Joan Mohr (1995), Mary Quinton (1994 e 1999), Lois Bly (1997), Madonna Nash (2002), Therese McDermott (2008) e Rona Alexander (2008 e 2009). Atividade Profissional. Fonoaudióloga clínica em consultório particular. Instrutora do Curso Básico e Baby.

Natalia Duarte Pereira

Fisioterapeuta da Equipe de Reabilitação especializada – São Paulo, Diretora Clínica do Centro de Apoio Terapêutico- Santos e Diretora de Metodologia e Capacitação da Associação dos Portadores de Paralisia Cerebral de Santos.

Tem experiência na áreas de Fisioterapia atuando principalmente com Paralisia Cerebral, Síndromes, Conceito Bobath, Reeducação Postural Global, Educação Condutiva Petö com experiência teórico-prática na Inglaterra e Estados Unidos. É instrutora autorizada do Tratamento Neuroevolutivo- Conceito Bobath desde 2007. é mestranda no curso de pós-graduação em Fisioterapia pela UFSCAR(Universidade Federal de São Carlos.

Madonna Nash

Terapeuta Ocupacional – Chicago, USA. Diretora técnica do City Kids, Inc., membro of Reabilitation Services Network.

Instrutora Sênior do Conceito Neuroevolutivo – Bobath e de Integração Sensorial, com experiência prática há 25 anos no atendimento de crianças com disfunções Neuromotoras e sensoriais.

Marcia Stamer

Bacharel em Ciências em Fisioterapia da Ohio State University em 1980 e Mestrado em Humanidades em 2012.

Marcia Stamer recebeu seu diploma de Bacharel em Ciências em Fisioterapia da Ohio State University em 1980 e Mestrado em Humanidades em 2012. Sua formação intensiva contínua inclui formação em Neuro-Developmental abordagem de tratamento (Bobath) e Advanced Baby Course. Foi Coordenadora-Instrutora Certificada do Curso Pediátrico NDTA, Inc./Bobath Eight Week no Tratamento de Crianças com Paralisia Cerebral de 1992 a 2008. A experiência de ensino de Marcia inclui muitas oficinas de educação continuada em vários tópicos pediátricos, incluindo a marcha, crianças com envolvimento físico severo e lidar com os vários tipos e idades de crianças com paralisia cerebral utilizando o Modelo de Prática de END.

Marcia tem atuado em Canton, Ohio, consultório particular em Augusta, Geórgia e em Nashville, Tennessee. Trabalhou com crianças em ambientes multidisciplinares baseados em centros, ambientes escolares, atendimento ambulatorial, lares de clientes e ICF / MRs.

Marcia é uma das cinco autoras / editores do Neuro-Developmental Treatment: A Guide to NDT Clinical Practice juntamente com Judith Bierman, Mary Rose Franjoine, Janet Howle e Cathy Hazzard, publicada pela Thieme Medial Publishers em 2016. É autora do livro Postura e Movimento da Criança com Paralisia Cerebral, Terapia Skill Builders, 2000 e sua segunda edição publicada pela Prd-Ed, Inc. em 2015 e de Documentação Funcional: Um Processo para o Fisioterapeuta, Construtores de Habilidade de Terapia, 1995. Tem quatro artigos publicados, descrevendo crianças com hipertônica, hipotônica, atetoide e paralisia cerebral atáxica no livro Parent Articles About NDT editado por Rhoda Erhardt, Therapy Skill Builders, 1999.

Marcia é editora da Rede de Publicações da NDTA e atuou no Conselho de Administração da NDTA. Atualmente ocupa a cadeira de NDTA das publicações e, é professora adjunta do Stark State College no programa de Assistente de Fisioterapeuta, onde ensina a parte de neuro-reabilitação do currículo.

Mário César de Carvalho

Engenharia Eletrônica-PUC RJ formatura em 1986. Especializações em eng. De reabilitação –Universidade de Montpellier-França 1987. Especialização em Biomecânica – Universidade de Chicago 1988.

Professor de órteses e próteses do curso de graduação da Sociedade Pestallozzi , professor convidado da Pós Graduação de fisioterapia da UCP , URFJ e Estácio de Sá. Professor convidado dos cursos de formação Bobath no Rio, Porto Alegre , Salvador , Brasília e Cascavel. Presidente da ABOTEC-Associação Brasileira de Ortopedia Técnica durante dois mandatos e assessor da diretoria durante 14 anos. Professor de cursos de órteses e próteses ministrados pela ABOTEC e pela nossa empresa nos últimos 15 anos. Presidente da ISPO_Chapter Brasil –International Society of Prosthetics and Orthotics. De 2005 a 2007.

Patrícia Trish Martin

Fisioterapeuta, Instrutora certificada de Kinesiotaping é administradora do Satellite Manager at Clevelan Clinic Children´s Hospital for Rehabilitation.

É especialista em biomecânica de membros inferiores, em fabricação de órteses, e taping no tratamento de crianças com disfunção neurológica e ortopédica. Trish tem usado o Kinisiotape por 07 anos e taping por 12 anos. Tem mais de 20 anos de experiência na prática particular hospitalar e clinica.

Tem experiência no tratamento de adultos e crianças com disfunções neurológicas e ortopédicas e também atletas. Já publicou artigos sobre o uso do Kinesiotape em crianças. Tem formação no Conceito Neuroevolutivo – Bobath. Trish já ministrou cursos de: taping terapêutico para alinhamento e reeducação muscular, fundamentos e técnicas de kinesiotaping direcionados para adultos e para crianças.

Teresinha F. Almeida Prado

Terapeuta Ocupacional, atuando à 30 anos com bebês e crianças com desordens neuromotoras. Pós graduada em Psicopedagogia desde 2001.

Instrutora Sênior de Terapia Ocupacional do curso Básico Neuroevolutivo – Conceito Bobath, licenciada pela ABRADIMENE. Terapeuta Ocupacional da “Reabilitação Especializada” – SP, desde 1985. Professora convidad dos cursos de pós graduaçãoem neuropediatria – UFSCAR, UFMG, UNICAMP, UNIV. Salesiano de Lins.

Responsabilidade Social

Nosso compromisso com a responsabilidade social se expressa na adoção de posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar do nosso público interno e externo, ou seja, dos profissionais que integram o Centro de Estudos e todos aqueles que nos procuram em busca de conhecimento. Para além, nosso compromisso está em promover a saúde de forma a beneficiar a coletividade e contribuir para o fim dos preconceitos acerca de pessoas portadoras de deficiência física ou intelectual.

MISSÃO

Atuar na qualificação de alto nível de forma a produzir e difundir conhecimento na área neurofuncional da criança e do adolescente especializando profissionais que promovam o desenvolvimento da participação e do bem estar dessa população na sociedade.

VISÃO

Ser reconhecido como centro de referência e instituição de elevado nível técnico, proporcionando serviços de qualidade diferenciada, atuando na promoção da saúde na área neurofuncional e atuar no incentivo à sociedade para transpor os preconceitos acerca de pessoas de com deficiência física ou intelectual.

VALORES

Responsabilidade, transparência, ética e sustentabilidade.

Participação ativa do indivíduo no seu desenvolvimento e crescimento.

Respeito à diversidade, estímulo ao pensamento crítico e ao relacionamento interdisciplinar.

Aprendizado profissional, porém sem perder a visão humanista.

Responsabilidade social.

Aconbobath

A Associação é formada por instrutores que ensinam o Conceito Bobath aplicado à avaliação e tratamento de Crianças e Bebês com disfunções neuromotoras. Alguns dos nossos cursos são certificados pela Aconbobath

Nossos Cursos

Conheça todos os cursos realizados pelo CERN. Metodologia, objetivos, instrutores, carga horária e muito mais.

Agenda de Cursos

Confira a programação dos cursos do Centro de Estudos em Neuroreabilitação. Diferentes turmas, horários e locais para você escolher. Aproveite que as vagas são limitadas.

Contato

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente que teremos prazer em esclarecer.

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