
Workshop: Oral Feeding
Workshop Função de coordenação oral, faríngea, de alimentação/deglutição e respiratória em crianças com comprometimento neuromotor
- Descrição do curso:
Este workshop de 3 dias se concentrará no que os membros de uma equipe multidisciplinar precisam saber sobre a avaliação e o tratamento de bebês e crianças com comprometimento neuromotor e deficiências que afetam a coordenação oral, faríngea, de alimentação/deglutição e respiratória. Ênfase especial será dada à compreensão das principais áreas que podem estar influenciando a função de alimentação e deglutição de uma criança; o impacto que o alinhamento corporal, o controle postural ativo e os fatores sensoriais têm na função oral e faríngea; o papel especial que as estruturas e a função do sistema respiratório desempenham na função oral, faríngea e de alimentação/deglutição; e sugestões para a incorporação de estratégias com foco nessas áreas na programação do tratamento. Estratégias para melhorar a atividade da musculatura motora oral, sensorial oral, faríngea, da caixa torácica e respiratória serão discutidas em relação aos achados obtidos durante uma avaliação clínica abrangente. Serão delineadas as diferenças entre as estratégias de intervenção apropriadas para o tratamento direto e para atividades de transferência, como a alimentação durante as refeições. Materiais audiovisuais e sessões de demonstração com pacientes serão usados para proporcionar experiências de resolução de problemas para auxiliar os participantes na integração de informações.
- Resultados de Aprendizagem:
Após a conclusão deste curso, os participantes serão capazes de:
- Discuta como o modelo da CIF se aplica à avaliação e ao tratamento da alimentação, deglutição e coordenação respiratória.
- Examinar as áreas a serem investigadas na avaliação clínica da função de coordenação oral, faríngea, alimentação/deglutição e respiratória em bebês e crianças pequenas.
- Descrever e detalhar os componentes essenciais da programação abrangente de intervenção de coordenação oral, faríngea, de alimentação/deglutição e respiratória para crianças pequenas com envolvimento neuromotor.
- Identifique e compare metas apropriadas para o tratamento de coordenação motora oral, sensorial oral, alimentação/deglutição e respiratória e metas apropriadas para atividades de transferência, como alimentação na hora das refeições.
- Descreva e diferencie a importância do manuseio e do posicionamento na modificação da função oral, faríngea e respiratória na programação de intervenção.
- Identificar e aplicar estratégias que podem ser implementadas para melhorar a função das bochechas/lábios, língua, mandíbula e faringe em crianças com envolvimento neuromotor.
- Instrutora:
Rona Alexander, PhD, CCC-SLP, BCS-S, C/NDT – Speech-Language Pathologist
- Carga Horária:
3 dias
- Público Alvo:
Fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas que têm experiência prática no fornecimento de serviços de avaliação e tratamento para bebês e crianças com comprometimento neuromotor, bem como uma base de conhecimento em desenvolvimento típico e atípico de movimentos orais, alimentação/deglutição, respiratório-fonatórios e movimentos gerais.
- PREENCHA O FORMULÁRIO: