Bacharel em Ciências em Fisioterapia da Ohio State University em 1980 e Mestrado em Humanidades em 2012.
Marcia Stamer recebeu seu diploma de Bacharel em Ciências em Fisioterapia da Ohio State University em 1980 e Mestrado em Humanidades em 2012. Sua formação intensiva contínua inclui formação em Neuro-Developmental abordagem de tratamento (Bobath) e Advanced Baby Course. Foi Coordenadora-Instrutora Certificada do Curso Pediátrico NDTA, Inc./Bobath Eight Week no Tratamento de Crianças com Paralisia Cerebral de 1992 a 2008. A experiência de ensino de Marcia inclui muitas oficinas de educação continuada em vários tópicos pediátricos, incluindo a marcha, crianças com envolvimento físico severo e lidar com os vários tipos e idades de crianças com paralisia cerebral utilizando o Modelo de Prática de END.
Marcia tem atuado em Canton, Ohio, consultório particular em Augusta, Geórgia e em Nashville, Tennessee. Trabalhou com crianças em ambientes multidisciplinares baseados em centros, ambientes escolares, atendimento ambulatorial, lares de clientes e ICF / MRs.
Marcia é uma das cinco autoras / editores do Neuro-Developmental Treatment: A Guide to NDT Clinical Practice juntamente com Judith Bierman, Mary Rose Franjoine, Janet Howle e Cathy Hazzard, publicada pela Thieme Medial Publishers em 2016. É autora do livro Postura e Movimento da Criança com Paralisia Cerebral, Terapia Skill Builders, 2000 e sua segunda edição publicada pela Prd-Ed, Inc. em 2015 e de Documentação Funcional: Um Processo para o Fisioterapeuta, Construtores de Habilidade de Terapia, 1995. Tem quatro artigos publicados, descrevendo crianças com hipertônica, hipotônica, atetoide e paralisia cerebral atáxica no livro Parent Articles About NDT editado por Rhoda Erhardt, Therapy Skill Builders, 1999.
Marcia é editora da Rede de Publicações da NDTA e atuou no Conselho de Administração da NDTA. Atualmente ocupa a cadeira de NDTA das publicações e, é professora adjunta do Stark State College no programa de Assistente de Fisioterapeuta, onde ensina a parte de neuro-reabilitação do currículo.